Viajar por conta ou por agência de viagens?
Sempre me perguntei por isso, será que realmente é mais vantajoso viajar planejando tudo ou é melhor viajar simplesmente indo numa agência, escolher o trajeto ou pacote e ir sem se preocupar com mais nada?
Bem, essa questão não pode ser respondida de forma direta, é necessário fazermos algumas diferenciações.
Tipos de Turista
Começando pelo tipo de turista. Podemos elencar alguns:
- Independente
- Experiente
- Iniciante
- Zona de Conforto
- Savoir Vivre
O independente é aquele que quer planejar todo o seu plano de viagens, quer traçar as rotas, escolher voo, hotel, passeios, comprar e negociar com cada fornecedor. Tem prazer em vivenciar cada etapa da sua
viagem, é organizado, bom negociador e não teme qualquer problema que possa vir a ocorrer com a viagem.
O experiente já viajou pelo mundo, provavelmente por meio de agências de viagens, conhece muito bem os locais que quer ir e sabe bem o que pode acontecer de bom e de ruim numa viagem, mas sua experiência e conhecimento antecipam possíveis problemas. Gosta de planejar viagens para conhecer locais fora do mainstream. Então locais menos visitados e destinos pouco conhecidos são do seu
interesse.
O iniciante quer muito viajar, mas não sabe como montar uma viagem, não tem a mínima noção do que pode ocorrer entre comprar o seu sonho
e todas as etapas vindouras, só sabe de ouvir falar, não tem experiência em viagem, mas quer muito iniciar a sua vida de turista.
O zona de conforto não quer se preocupar com nada, só quer ir e vivenciar cada momento da viagem, cada local, cada passeio, hotel etc.
Não quer se envolver com nada além de comprar a sua viagem e ir até o aeroporto ou porto para iniciar o seu destino. Preferencialmente com uma agência que ele goste e confie, aliás, não tem problema nenhum em repetir o roteiro que gostou. Priva pelo conforto e segurança.
O savoir vivre, assim como o experiente, tem vivência em viagens, mas agora está focado em experiências, não basta o destino ser legal, bonito
tem de ter uma experiência que agregue a sua vida, precisa de experiências que façam os seus sentidos e memórias acenderem a cada vez que relembra a viagem.
Esses cincos, podemos dividir da seguinte forma:
O independente e o experiente tendem a montar as suas viagens, quer dizer, não vão em agência de viagens e se vão, é apenas para ter ideia de
roteiro para que eles próprios montem os seus. Como dissemos, são guiados pela liberdade e pela vontade de não estar presos a grupos e a destinos batidos.
Já o iniciante, zona de conforto e o savoir vivre vão ao encontro da agência por saberem e entenderem o valor que os roteiros, circuitos e experiências que uma agência pode entregar ao pacote adquirido.
Sim, é fácil entender que o primeiro grupo quer liberdade de escolha e se sentir envolvido com o planejamento da sua viagem e o segundo grupo quer segurança, facilidade e experiência em sua viagem.
Assim, podemos dividir em vantagens e desvantagens de contratar uma agência.
Vantagens para quem contrata uma agência de viagem
Segurança e tranquilidade – o pacote está planejado, voo, roteiro, atrações, passeios já foram inseridos. Você não corre nenhum risco, a não ser que ocorra um evento que realmente esteja fora
do controle da empresa.
Valores e Negociação – As agências possuem parcerias com companhias aéreas e hotéis no Brasil e no exterior o que garantem preços mais atraentes e melhor negociação para pagamento.
Parcelamento – Pelo volume de pacotes e circuitos fechados pelas agências é possível oferecer parcelamentos atraentes para os clientes.
Passeios – Além de incluir passeios reconhecidamente melhores, terá a garantia de suporte para qualquer ocorrência.
Informação – Os agentes de viagens tem acesso a sistemas com todas as informações (atualizadas).
Confiança – O agente de viagem tem toda a capacitação necessária para dar suporte ao turista no caso de problemas durante a viagem. O seu agente de viagens resolve os problemas enquanto você se diverte.
Desvantagens para quem não contrata uma agência de viagem
Tudo sozinho – Você será responsável por tudo. Desde o planejamento, compra, até a sua ida e permanência no destino.
Suporte – Uma agência de viagem especializada dá todo o suporte aos viajantes em caso de perda de passaporte, atrasos, desencontros, complicações médicas, entre outros imprevistos. Se for viajar sozinho é preciso redobrar os cuidados para evitar qualquer problema.
Valores e Parcelamento – O viajante terá menos opções de parcelamentos e descontos em passagens, hotéis, passeios etc.
Outros destinos que podem complicar a vida de quem quer viajar sozinho.
Destinos Entendidos como Complexos
Oriente, África e Rússia ou países do leste europeu, por exemplo, são destinos que é difícil se ir sem um guia, pelo fato de poucos na região falarem o inglês e até mesmo para saber se o local é seguro e se hotel e restaurantes são bons em atendimento. Sem falar dos costumes, cultura e religião que podem nos deixar em saia curta.
Resorts e destinos com voo fretado
São locais em que ter uma agência facilita e muito, pois elas conseguem melhores negociações tanto em termos de preço quanto de parcelamento.
Passeios ou Circuitos dito de Experiência
São destinos que são montados para clientes que querem uma experiência diferenciada, como tomar café da manhã na montanha dos gorilas na África.
Ou conhecer os parques dos EUA com hotelaria dentro de cada parque. São pacotes montados pelas agências e que apenas elas podem negociar.
Quer dizer, não é uma questão simples de se responder, pois estamos falando de pessoas, turistas, clientes com interesses diferentes, mas sem dúvida alguma, uma agência de viagem é uma ótima escolha para quem quer segurança, tranquilidade, preço e experiência em sua bagagem.
0 comentário